Antes de começar a escrever sobre a minha visão do que realmente seja “o melhor marketing”, gostaria de tentar desmistificar algumas coisas sobre o marketing. Sendo assim vou deixar a resposta para o final, ok?
Não quero culpar a pandemia, dizendo que o conceito de marketing foi distorcido mas, é fato dizer que o número de pessoas que se passaram, e até hoje se initulam profissonais de marketing, aumentou absurdamente. Sabemos também que antes disso já haviam conceitos equivocados sobre o que realmente é marketing. Além disso, existem aqueles que não sabem o que é, para que serve e como utilizar; o que é pior ainda. Então vamos apenas entender um pouquinho do que realmente seja o marketing? Esse não é o nosso objetivo aqui mas, só para que a gente não fique perdido.
Conceito de Marketing
Se você procurar no tio google, vai encontrar diversos conceitos sobre marketing mas, eu vou deixar aqui o que pra mim, define melhor. “Marketing é o conjunto de estratégias e ações planejadas para promover produtos, serviços ou marcas, com o objetivo de atrair, conquistar e manter clientes, atendendo suas necessidades e criando valor para eles. Envolve entender o mercado, identificar o público-alvo e desenvolver formas de comunicação que gerem interesse e engajamento.
Vamos nos aprofundar só um pouquiho?
Por que eu frisei algumas palavras dentro do meu conceito sobre marketing? Para que no final do texto, você entenda melhor o que é e para que serve o marketing. A primeira parte frisada foi “conjunto de estratégias e ações planejadas”. Essa primeira parte é fundamental entender porque existem centenas de pessoas achando que marketing é sobre postar coisas nas redes sociais. Envolve isso? Sim! Mas estamos falando de algo muito maior do que isso. Estamos falando de um conjunto de estratégias, ou seja, de várias ideias sendo estudadas. E é através dessas ideias estudadas que começam os planejamentos de como, quando e onde vamos trabalhar para buscar a atenção dos leads.
Uma vez que já pensamos nas estratégias e montamos o nosso planejamento para atrair os leads, temos mais três porntos importantes; e vamos falar um pouco sobre eles:
Três pontos importantes sobre o marketing que precisamos saber
1- O primeiro deles não é apenas sobre conquistar mas, manter o cliente fiel à empresa. Sabemos que todo empreendedor quer e precisa vender. E esse pensamento não está errado! O erro está em você deixar claro para o seu cliente que o seu interesse é apenas no dinheiro dele, e não em resolver o seu problema.
2- O segundo ponto é muito importante porque envolve um pequeno detalhe, “nem sempre o que cliente está procurando é o que ele precisa.”E é neste momento que o conhecimento e honestidade do vendedor é colocado à prova. Digo isso porque é muito chato e constrangedor quando o cliente vai a loja para comprar o que ele acha que precisa mas, o vendedor, sabendo que a compra não vai atender o cliente, ainda sim vende. Geralmente a administração da loja não tem conhecimento de fatos desse tipo; por isso a necessidade de um constante alinhamento da equipe.
3- O terceiro ponto, que é a criação de valores para o cliente, tem a ver com o primeiro contato com o cliente e o pós venda. Isso é feito como? Entendendo as necessidades do cliente, Oferecer soluções personalizadas, Fornecer qualidade e conveniência, Proporcionar, experiências positivas e Estabelecer relacionamentos de confiança
Mas finalmente o qual é o melhor marketing?
Geralmente quando me fazem essa pergunta, eles não querem saber o melhor marketing mas, qual seria a melhor plataforma ou meio de comunicar os seus produtos ou serviços. Então vamos começar assim. Que tal a gente saber primeiro os tipos de marketing? São eles: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Marketing de Influência, Marketing de Relacionamento e agora o Neuromarketing. Cada um deles tem uma função específica, podemos inclusive depois falar sobre cada um deles.
Resumindo
Não existe o melhor marketing. Isso mesmo! Lamento te dizer isso mas não temos como dizer qual é o melhor o marketing, afinal de contas isso vai depender de uma série de coisas. Eu prefiro resumir da seguinte forma “o melhor marketing é sempre aquele que funciona”.