O tipo de linguagem afeta a venda?

O tipo de linguagem afeta a venda?

A resposta é sim! O tipo de linguagem utilizada na hora de vender seus produtos ou serviços, pode sim contribuir de forma positiva ou negativa. E existem pesquisas que demonstram, através de estudos de caso, que o tipo de linguagem utilizada pelo colaborador de vendas pode influenciar na decisão de compra. Um estudo de Robert Cialdini (1984): “Influence: The Psychology of Persuasion” – Mostra que palavras e frases específicas podem aumentar a probabilidade de persuasão.

Como saber o percentual de clientes que desistem da compra por conta da linguagem utilizada pelo colaborador? E quais são essas linguagens?

Atualmente não existe algum estudo que comprove , em percentual, a quantidade de pessoas que desistem do negócio. Até porque isso dependeria do público-alvo, da cultura local, entre outras coisas. No entanto existem algumas pesquisas, com fontes, que dizem o seguinte:

64% dos consumidores preferem linguagem clara e simples (Fonte: Gallup)

57% dos compradores se sentem desconfortáveis com jargões técnicos (Fonte: HubSpot)

45% dos consumidores abandonam compras devido à falta de clareza na comunicação (Fonte: Salesforce

Isso é muito importante!

Essas pesquisas são muito importantes, e podem contribuir para que os empreendedores invistam mais em treinamentos para seus colaboradores. Por que esses treinamentos são importantes? Porque o uso frequente de aplicativos de mensagens acabou gerando sua própria linguagem virtual, otimizando palavras como: “você” para “vc”, “também” para “tb”. Pode não paracer importante, mas isso pode servir como ruído de comunicação com os clientes, que acaba desistindo da compra.

De forma involuntária isso acabou virando uma prática comum entre as pessoas. Mas vale lembrar que quando estamos no ambiente de trabalho, precisamos nos adequar às normas da empresa. Nesse caso em específico, me refiro ao atendimento online, que hoje é muito mais frequente nas empresas, do que no balcão.

No balcão a situação também não é diferente, só que além da linguagem utilizada temos também o comportamento do colaborador na hora do atendimento. Não apenas palavras tem o poder de ajuda ou atrapalhar uma venda, mas a postura do colaborador na hora do atendimento.

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