O segredo do topo nas pesquisas do Google

O segredo do topo nas pesquisas do Google

Essa é a pergunta do milhão, como alguns gostam de dizer. E o que não falta é vídeo no youtube sobre esse tema. Além disso, também temos diversos “profissionais” oferecendo serviços que prometem revelar esse “segredo”. Mas cá entre nós, você realmente acredita que exista um segredo ou, uma fórmula mágica para que a sua empresa esteja no topo da primeira página de pesquisas do google?

Se você disse sim, tudo bem! Além de respeitar sua crença, vou te contar um outro segredo, e esse é verdade! Um dia eu também pensava nisso.

Tenho certeza absoluta que vou receber uma série de críticas por tocar nesse assunto mas, o juramente que fiz na minha colação de grau, ainda carrego comigo e não abro mão! O sentimento que tenho, às vezes, é de vergonha. Isso mesmo! Vergonha de ver o quanto alguns colegas, que dar suporte para os pequenos, médios e grandes empreendedores, acabam os iludindo com falsas promessas. Entre elas, de prometer colocar você no topo dos resultados de pesquisa da primeira página do google.

Douglas, então você não acredita que um profissional possa fazer isso? Sim, acredito que pode! Afinal de contas todas as pesquisas que faço, aparecem algumas empresas no topo. Mas eu queria te convidar nesse momento a fazer uma pequena reflexão comigo.

Em algum momento você, que é dono de negócio, se perguntou quantos “anúncios pagos” aparecem no topo da primera página de resultado das pesquisas do google? Não? Então vou ser prático e direto (como gosto de ser) para que a gente não perca tempo.

Quantas vagas exsitem no topo da primera página de pesquisas do google?

O Google exibe em média até 4 anúncios pagos no topo da página de pesquisa, acima dos resultados orgânicos. Só isso? Sim, só isso. Esses anúncios são marcados com a palavra “Patrocionado”, e são exibidos quando você pesquisa por palavras-chave relacionadas aos produtos, serviços ou temas que os anunciantes estão promovendo. Esse link do google creio que pode esclarecer um pouco mais sobre esse processo. Vale lembrar que essa quantidade de anúncios pode variar de acordo com o tipo de dispositivo que você utiliza na hora, um smartphone, um tablet, notebook.

Então vamos direto ao ponto! Vou criar uma história para ilustrar e servir como base para que você entenda onde eu quero chegar. Vamos imaginar que eu tenha 20 clientes que fazem tráfego pago comigo. E esses 20 clientes gostariam que suas empresas estivessem no topo da primeira página de pesquisa do google. Agora imagine eu afirmando para cada um deles que minha empresa pode fazer isso. Como você, que está lendo esse post agora, me diria se é possível eu colocar os 20 clientes no topo da primeira página se o google tem até 4 vagas disponíveis?

Não tenho ideia do que está passando em sua cabeça agora mas, uma coisa eu tenho certeza; essa matemática é uma daquelas que NUNCA fecha!

Então o que realmente é necessário para estar entre essas 4 vagas do topo?

O primeiro passo para que isso aconteça depende mais de você do que de mim ou de qualquer outro profissional, que é tirar da cabeça que colocar dinheiro no Google Ads seja despesa para sua empresa. Não sei você, mas eu acho que a lição básica para qualquer pessoa que deseja empreender é ter a certeza de que, para GANHAR dinheiro, eu preciso INVESTIR dinheiro.

O segundo passo é encontrar um profissional que não enxergue o Google Ads como uma “máquina de caça níquel”, mas como uma ferramenta que se usada corretamente, pode sim trazer grandes resultados para o seu negócio. Apenas colocar dinheiro no google ads, seja lá qual for a quantia, não garante absolutamente nada! Por que não? Porque existe todo um processo que precisa ser respeitado e acima disso, estar de acordo com as políticas de anúncios do google.

Quais são esses processos?

Escolha as palavras-chave certas: Usar a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google Ads para identificar os termos mais relevantes para sua empresa, ajuda muito;

Segmentação: Segmentar corretamente o público, com base em localização, interesses, dispositivo, etc., pode melhorar significativamente o desempenho de seus anúncios;

Anúncios atraentes: Crie anúncios com títulos e descrições claras e que chamem a atenção. Certifique-se de que eles estão alinhados com a intenção de busca do seu público;

Páginas de destino: Quando um usuário clica em seu anúncio, ele deve ser direcionado a uma página de destino relevante e otimizada. A experiência do usuário na página de destino impacta diretamente na taxa de conversão;

Índice de Qualidade (Quality Score): O Quality Score é uma métrica usada pelo Google para determinar a qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Quanto melhor o seu Quality Score, menores serão os custos por clique e maior será a chance de seu anúncio aparecer no topo;

Orçamento diário: O Google Ads funciona com base em lances. O valor que você está disposto a pagar por clique influencia onde seu anúncio será exibido;

Estratégias de lances: Use estratégias de lances inteligentes, como o “CPC otimizado” (Custo por Clique), que ajusta automaticamente seus lances para maximizar as conversões.

Além disso, existem outros fatores que podem ajudar?

A resposta é sim! Existe e inclusive temos aqui no blog um post que fala um pouco sobre o poder que essa ferramenta tem, quando administrada de forma correta. O nome dela é Google Business. E de que forma ele pode contribuir? Veja alguns exemplos:

Registrar e otimizar sua empresa no Google Meu Negócio é fundamental, especialmente para empresas locais. Isso aumenta as chances de aparecer no topo dos resultados locais do Google;

Avaliações e comentários: Ter avaliações positivas no Google e em sites de terceiros pode melhorar a percepção da sua empresa e aumentar a confiança, o que pode influenciar o ranking;

Interação social e presença online: Embora o Google não use diretamente redes sociais como fator de ranking, uma presença ativa e engajamento nas plataformas sociais pode gerar mais tráfego para seu site.

Espero que tenham gostado do tema e mais do que isso, que tenham, a partir de agora, a consciência de que não há segredo para estar no topo dos resultados de pesquisa do google, e sim muito trabalho, dedicação e investimento!

Se você tem alguma dúvida sobre algum tema, mande pra gente através do e-mail contato@acheisolucoes.com.br ou pelo whatsapp (21)99068-9744