O maior desperdício é o conhecimento não aplicado

O maior desperdício é o conhecimento não aplicado

Não se sabe ao certo quem é o pai dessa frase mas, eu acredito que ela se encaixa muito bem em diversos lugares, um deles é no cenário do empreendedorismo. E é exatamente sobre esse cenário que vamos falar aqui nesse texto. Digo isso porque apesar de estarmos em 2025, ainda tem pessoas que não sabem a diferença entre “conhecimento e sabedoria.” Infelizmente!

E para qualquer negócio, de qualquer nicho, de qualquer tamanho, se isso não for entendido com clareza, tanto pela administração quanto pelos colaboradores, certamente essa empresa terá diversos problemas internos e externos.

O conhecimento

Apesar do advento da internet ter dado início em meados de 1960, somente em 1990 é que realmente a rede mundial de computadores ganhou força. Mas antes disso, o Conhecimento era algo que poucos tinham acesso. Quando me refiro à conhecimento, estou falando sobre praticamente tudo! Se você quisesse saber um pouco mais sobre publicidade, por exemplo, você tinha que estudar pra isso. E os preços que davam às pesssoas esse acesso, não eram acessíveis, o que acabava favorecendo a classe média alta.

Hoje não! Basta um Smartphone, uma conexão com a internet e você tem praticamente todo tipo informação que desejar. Sabemos que a dificuldade de regulamentação da internet ainda faz com que a gente se depare com “desinformações”, mas se você utilizar de forma correta, filtrando os conteúdos, com certeza vai ter acesso à muitos materiais ricos em conhecimento. Mas tome cuidado! O conhecimento também pode atrapalhar você.

Quando o conhecimento pode me atrapalhar?

Se tivesse que resumir essa resposta, eu diria: “Quando não é usado de forma estratégica ou equilibrada.” O Excesso de informação pode paralisar você e sua empresa! Mas por que isso acontece? Porque quando temos muito conhecimento, temos a tendência de demorar nas tomadas de decisões do seu negócio.

Subestimar outros pontos de vista é outro problema do excesso de conhecimento. Isso porque o excesso de confiança no próprio conhecimento, naturalmente faz com que a pessoa fique mais resistente em ouvir colaboradores, clientes ou consultores. Isso pode limitar a inovação ou afastar insights valiosos.

E como aplicar meu conhecimento com sabedoria?

O primeiro passo para utilizar todo seu conhecimento com sabedoria, é aceitar que você não sabe tudo! A humildade de reconhecer que nunca chegaremos a lugar algum sem ajuda, é fundamental. Por mais que a tecnologia dos dias atuais venham para facilitar nossas vidas, jamais irão substituir o poder da construção coletiva. Ainda que eu tenha acesso a processos otimizados, a IA como aliada e conhecimento profundo do meu negócio, sempre vou precisar de um time para compartilhar tarefas, trocar experiências e consequentemente, crescer juntos!

Busque sempre manter o equilíbrio do seu conhecimento, seja aberto ao conhecimento contínuo, priorize a comunicação, seja ela com seus colaboradores, clientes e fornecedores. E por fim, mantenha sempre o foco! Resumindo: O conhecimento só tem utilidade quando aplicado de forma estratégica, com humildade e equilíbrio. O segredo é saber usar o que você sabe, somado ao que o time de colaboradores e clientes tem a dizer, para impulsionar o negócio.