Todos nós concordamos que a internet é alimentada de informações de todo o mundo; pelo menos é isso que eu acho (posso estar enganado). E concordamos também que essas informações geralmente em textos, vídeos, áudios, imagens, entre outros. Com isso, a cada busca que fazemos, seja pelo Google, Yahoo, Safari, Bing, que são os navegadores mais conhecidos, recebemos centenas de milhares de respostas sobre o que estamos procurando.
As empresas descobriram que podiam lucrar com a internet. Ou seja, além de acessível a todos, como desejava Tim Berners-Lee (inventor da World Wide Web), ela foi além. De forma bem resumida, logo vieram as redes sociais que foram, e tem sido até hoje, alteradas diversas vezes para se adequar à realidade atual. Então, o que antes apenas conectava pessoas do mundo inteiro, hoje se tornou o maior e mais disputado mercado; que é o mercado digital onde todos estão conectados.
E como lidar com o mercado digital?
Atualmente existem diversos profissionais qualificados para ajudar pequenos, médios e grandes empreendedores. E como o mercado digital cresceu muito, principalmente no período da pandemia, ele acabou se ramificando para diversos lados; o que fez aumentar a demanda de profissionais no mercado. E um dos problemas do mercado digital, é que o cenário muda a cada dia, e nem sempre esses profissionais conseguem acompanhar as mudanças. Agora pense comigo: “se essas mudanças já mexem com os profissionais, imagina com a cabeça dos empreendedores que os contratam.”
E com esse cenário de mudanças rápidas, dois problemas acabam surgindo. O primeiro deles é a dificuldade do profissional acompanhar as mudanças, e com isso o seu conhecimento acaba ficando ultrapassado. Consequentemente a qualidade dos serviços oferecidos diminuem e acabam não entregando o que o cliente esperava. Por outro lado, os empreendedores ficam com receio de acreditar nos profissionais atualizados, e isso não apenas mancha a profissão de marketing mas, acaba desvalorizando os serviços.
E com essa desvalorização alguns empreendedores contratam serviços amadores, pessoas totalmente despreparadas, na expectativa de que eles entreguem resultados positivos; afinal de contas na cabeça de grande parte dos empreendedores, cuidar das redes sociais da empresa é apenas sobre postar conteúdo. E sabemos que não é apenas sobre postar coisas!
E o que é postar?
Resumidamente podemos dizer que é uma ação simples e pontual, que envolve apenas publicar conteúdos em redes sociais sem necessariamente seguir uma estratégia ou objetivo definido. Publicações feitas sem planejamento, frequentemente baseadas em ideias do momento. Não há metas claras como engajamento, conversão ou alcance. Normalmente não há acompanhamento de métricas ou insights para medir resultados.
O que é gestão de redes sociais?
De forma bem resumida, a gestão de redes sociais já é um processo estruturado que inclui pesquisa, análise, organização, estratégia, planejamento, revisão e criação. Tudo isso para que os conteúdos tenham objetivos estratégicos alinhados ao negócio ou marca.
Além disso, o comprometimento com o cliente não é apenas na venda, mas no pós venda, seja de produtos ou serviços. Responder a feedbacks negativos ou solucionar dúvidas rapidamente; afinal de contas sabemos que os clientes digitais são mais exigentes quanto ao time de resposta. Manter interação com seguidores (respondendo comentários, mensagens e menções). Criar posts que atendam às preferências do seu público e estejam alinhados com a identidade da marca.
Qual a importância disso para o meu negócio?
A primeira e mais importante resposta é: “Você vai conseguir saber se está investindo ou gastando dinheiro com quem contratou.” A segunda, que é muito comum entre os empreendedores de hoje, entender definitivamente de que Like não paga conta!
Um último conselho que dou é: “sempre converse com o profissional ou a empresa que está contratando.” Não se iluda com as métricas de vaidagem! Hoje a internet está inchada de conteúdos repetitivos e focados nisso, como se apenas a quantidade de likes ou reações pagassem suas contas.
Espero que tenham gostado desse pequeno resumo e que continuem enviando sugestões de tema, para que a gente possa trocar experiências e tirar as dúvidas de outras pessoas. Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e comentar o que vocês pensam sobre os temas que venho abordando aqui no blog.
Até a próxima;)