Marketing é Custo ou Investimento?

Marketing é Custo ou Investimento?

Ver o marketing como um custo é algo muito comum entre empreendedores e empresários. E isso pode ocorrer por uma série de razões. Uma delas está relacionadas a percepções equivocadas ou, à falta de clareza nos resultados prometidos por pessoas que não possuem um conhecimento mais profundo sobre o que de fato é o marketing.

Então, que tal a gente começar pela definição da palavra Marketing? Acho que se partirmos desse ponto, ficará mais fácil não apenas entender mas, não ser enganado com falsas promessas de resultados positivos.

O que realmente é marketing?

“Conjunto de recursos estratégicos e conhecimento especializado, que contribuem para o planejamento, lançamento, e aspectos essenciais para a sustentação de um produto no mercado.” Essa é a definição utilizada no dicionário Michaelis, para definir a palavra marketing. E você, já parou para pensar o que é marketing? Para o que ele serve? Sei que vamos ter muitas divergências de opiniões, mas tudo bem; é nas divergências de opiniões que a grande maioria das coisas são criadas.

Minha visão sobre o marketing

Particularmente eu costumo dizer que o marketing é a base para tudo. Por que penso assim? Simples! Porque todos os dias ao acordar, uma das primeiras coisas que fazemos é nos preocupar com nossa apresentação pessoal; seja para ir ao trabalho, uma reunião, um encontro. Ou seja, o marketing já está em nosso DNA. No caso da definição do dicionário, é claro que estamos falando sobre produtos e serviços. E no exemplo que usei, estamos falando da apresentação pessoal mas, você percebeu que nos dois existe uma preocupação em como os outros vão enxergar?

Mas todo marketing é investimento?

Não! Infelizmente com o crescimento do mercado digital, acabaram surgindo pessoas que se aproveitam da falta de conhecimento dos empreendedores de como utilizar o marketing de forma correta. Com isso, o número de negócios que não decolam, ainda que tenham um bom produto ou serviço, é cada vez maior. E por que isso acontece? Para que o texto não fique muito grande e cansativo, vou deixar apenas alguns motivos principais de quando o marketing NÃO É INVESTIMENTO.

Os principais motivos responsáveis por fazer o investimento virar custo

1- O primento da lista é disparado A FALTA DE CONHECIMENTO da pessoa que oferece os serviços. Como disse, com o aumento da procura de empresas para esse serviço, o numero de pessoas despreparadas também aumentou. E o resultado para o empreendedor acaba sendo ainda maior, primeiro por já ter jogado dinheiro fora e depois por pagar um profissional para desfazer os erros cometidos;

2- DIFICULDADE EM MEDIR O RETORNO é outro fator que não apenas faz o cliente achar que está perdendo dinheiro mas, também dificulta para a pessoa que ficou responsável por fazer as campanhas de marketing. Você pode perceber que o primeiro tópico está totalmente ligado com o segundo, porque a falta de conhecimento faz com que você não saiba mensurar o retorno do que deveria ser investimento;

3- FOCO NO PRAZO também é algo muito forte. Só que isso tem muito a ver com o tempo em que estamos vivendo, a famosa “geração fast food”, onde tudo é pra ontem! Apesar desse comportamento acontecer com grandes empresas, as de pequeno e médio porte também passam pela mesma dificuldade. Os gestores tendem a focar em resultados imediatos, mas o que eles não sabem e tem ificuldade de entender que o marketing, especialmente o de branding ou conteúdo, pode levar tempo para gerar resultados;

4- A COMPARAÇÃO COM DESPESAS FIXAS. O marketing é muitas vezes visto como uma despesa variável, algo que pode ser cortado facilmente em tempos de aperto financeiro. Ao contrário de despesas fixas (como aluguel e salários), que são consideradas essenciais, os gastos com marketing são tratados como opcionais. E é exatamente esse tipo de pensamento que faz com que grande parte das empresas fecham as portas.

Resumindo

Se você gostou desse post e quer saber mais sobre como INVESTIR DE FORMA CORRETA em seu negócio, marque uma consultoria conosco. E não esqueça de compartilhar também o nosso conteúdo para que ajude outras pessoas a entender melhor sobre quando o seu investimento pode se tornar custo. Caso tenha algum outro assunto que gostaria de ver em nosso blog, envie sua sugestão em nossas redes sociais ou por aqui mesmo na página de contatos.

Até a próxima 😉