Nunca vivemos em uma época em que a necessidade de aceitação e aprovação das pessoas, fosse tão alta. Apesar de diversos pesquisadores comprovarem, através de estudos, esse fenômeno, basta dar uma olhada na quantidade de pessoas comercializando likes, comentários e seguidores, que vamos ter uma ideia melhor dessa realidade.
O nome dado pelos profissionais de marketing para esse fenômeno é: “Métrica de Vaidagem“. E o que é Métrica de Vaidagem? São indicadores que parecem impressionantes, mas não trazem informações úteis para a tomada de decisões estratégicas. Exemplos comuns incluem o número de curtidas, visualizações de página ou seguidores nas redes sociais.
Existe algo positivo nessa métrica?
Não! Embora esses números possam aumentar a percepção de sucesso, eles não refletem necessariamente um impacto real para o seu negócio, como aumento nas vendas de produtos ou serviços ou na retenção de clientes.
Ela pode trazer algum tipo de prejuízo para o seu negócio?
Sim! As métricas de vaidade podem prejudicar o desempenho de uma empresa ao desviar o foco de indicadores realmente importantes para o sucesso. Isso pode acontecer de várias maneiras:
Desalinhamento de recursos: Investir tempo e dinheiro em campanhas que geram visibilidade superficial pode fazer com que sua empresa desperdice recursos que poderiam ser melhor aplicados em ações mais direcionadas e que impactam diretamente o desempenho financeiro e estratégico;
Falsa sensação de progresso: Métricas de vaidade, como número de curtidas ou seguidores, podem fazer com que sua empresa pareça estar indo bem, quando na verdade esses números não indicam crescimento real, como mais vendas ou fidelização de clientes
Decisões estratégicas incorretas: Ao focar nessas métricas, você pode basear suas decisões em dados que não refletem o comportamento real do cliente. Isso pode levar a campanhas de marketing ineficazes, porque você não está medindo o que realmente importa, como taxa de conversão ou retorno sobre investimento(ROI).
E como resolver esse problema?
Tomando muito cuidado antes de investir seu dinheiro em falsas promessas de crescimento rápido e fórmulas mágicas. Acho que não precisamos ser especialistas no assunto para saber que, para ter um negócio sólido, é extremanente necessário muito estudo, planejamento e trabalho. Então corra dessas promessas! Talvez você diga: “Ah! mas eu vi o depoimento de outras pessoas falando que deu certo!” Acredite, na maioria dos casos, os depoimentos são fake. Douglas, então você quer dizer que tudo isso é fake? Não! Eu jamais vou dizer isso porque não sou o dono da verdade. Mas, a minha experiência profissional permite que eu consiga hoje ter a certeza de que todo negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, precisa de planejamento e muito trabalho!
Se quiser conversar mais sobre esse tema, agende uma conversa com nosso time de profissionais 😉