Se eu tivesse que fazer uma lista das perguntas que são feitas pelos meus clientes, essa, com certeza estaria entre as cinco primeiras. Apesar da resposta ser óbvia, vou tentar resumir de forma bem clara, sem termos técnicos (que odeio) as diferenças. E tem um bônus nessa pergunta que é interessante. Mas no final eu explico sobre ele.
Mas afinal, tem ou não, diferença?
Sim! E são muitas diferenças mas, como disse, vou resumir apenas com aquelas que eu acho ser mais importante conhecer. A primeira delas é que, o Impulsionamento ou Turbinar a publicação é feito diretamente na postagem; e qualquer uma pessoa pode fazer. Já a gestão de tráfego é feita somente no Gerenciador de Anúncios do Meta (Meta Ads Manager), e não é qualquer pessoa que faz. O motivo, é que para trabalhar com o Gerenciador de Anúncios do Meta é necessário um nível de conhecimento, pelo menos mediano. Ou seja, logo de cara temos duas diferenças básicas mas, que tem um peso enorme e pode fazer com que o seu investimento acabe virando despesa.
Como funciona no botão Turbinar uma Publicação?
Na verdade essa é a forma mais prática de divulgar o conteúdo do seu negócio. Ao clicar no botão do post escolhido, você vai pagar para aumentar o alcance desse post já publicado em sua página. Na teoria parece o tráfego pago, afinal de contas você está pagando. Mas na prática não é bem assim, e vamos ver o motivo mais para frente. Enquanto isso vamos ver alguns detalhes de fazer direto pelo botão. São eles:
Facil de utilizar : É uma opção ideal para iniciantes ou quem não tem muita experiência com marketing digital;
Limitações: O foco maior do botão é no alcance de mais contas. Isso pode ajudar no engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos), alcançar mais pessoas, ou gerar cliques para um site;
Segmentação Básica: Embora possa escolher parâmetros de segmentação (como localização, idade, gênero e interesses), é mais limitada em comparação ao Gerenciador de Anúncios;
Formatos Limitados: Você só pode impulsionar publicações que já existem no seu feed. E o formato é restrito (ex.: posts de imagem, vídeos, carrossel). Não é possível criar anúncios com formatos personalizados, como stories interativos ou anúncios dinâmicos.
Como funciona pelo Gerenciador de Anúncios do Meta?
Como disse antes, pelo menos um nível de conhecimento mediano é necessário para começar a trabalhar com o gerenciador de anúncios do meta. Digo isso porque o gerenciador é bem mais robusto, avançado e que oferece um controle completo sobre as campanhas de publicidade. Ao utilizar o Meta Ads Manager, você tem acesso a uma série de funcionalidades que não estão disponíveis ao simplesmente impulsionar uma publicação.
Além das funcionalidades que o botão turbinar uma publicação tem, exsitemo outras funcionalidades, como por exemplo:
Mais Objetivos de Campanha: O Gerenciador permite escolher entre diversos objetivos específicos, como conversões, leads, vendas no site, e instalações de apps;
Segmentação Avançada de Público: Com o Gerenciador, você pode criar públicos personalizados, usar públicos semelhantes (Lookalike Audiences), e segmentar de forma detalhada por interesses, comportamentos, e dados demográficos;
Controle Completo de Orçamento e Lances: O Gerenciador permite ajustar estratégias de orçamento (diário ou vitalício) e otimizar os lances para maximizar resultados. Isso oferece mais flexibilidade para gerenciar seus custos e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI);
Relatórios Detalhados e Análises: No Gerenciador, você tem acesso a métricas aprofundadas como CTR (taxa de cliques), CPC (custo por clique), e conversões, além de gerar relatórios personalizados;
Variedade de Formatos e Criatividade: O Gerenciador permite criar anúncios em diferentes formatos (vídeos, carrosséis, stories, coleções) e usar recursos avançados como Testes A/B.
E qual dos dois eu devo utilizar?
Apesar de contrariar diversos colegas de profissão, eu diria que você deve escolher o que atende suas necessidades e de sua empresa. Nunca disse a qualquer cliente meu que ele deve fazer isso ou aquilo. Minha função foi e sempre será de orientar, dentro do que o meu cliente pretende fazer, um caminho com menos riscos e que seja mais assertivo. Se bem que em todos os nichos de mercado, sejam eles físicos ou digitais, sempre haverá os riscos.
Então fique a vontade para escolher a forma que está dentro de sua realidade de negócio e procure sempre uma ajuda profissional. Faço esse alerta pela quantidade de amigos, donos de empresas, que cairam nas mãos de pessoas erradas e acabaram tendo ainda mais prejuízo.
Acho que eu tinha esquecido da DICA BÔNUS?
Na realidade não se trata de uma dica, mas uma pequena demonstração do que um simples detalhe pode fazer em um anúncio. Não sei se você reparou, mas antes os botões das postagens se chamavam “Impulsionar”, termo que ainda é utilizado por algumas pessoas. Mas a equipe de marketing do Meta mudou para “Turbinar uma publicação” porque o termo “Turbinar” carrega uma conotação mais enérgica e poderosa do que “Impulsionar”. Ele sugere a ideia de dar um “boost” mais forte, como se estivesse acelerando significativamente o alcance e a performance de uma publicação. Isso pode incentivar mais pessoas a usarem a ferramenta, pois transmite a ideia de um efeito mais notável e imediato. Essa estratégia tem muito a ver com o neuromarketing e você pode ler mais sobre esse tema aqui no blog.