As palavras funcionário e colaborador são muitas vezes usadas como sinônimos. Mas existem algumas diferenças sutis entre elas, especialmente no contexto empresarial nos dias de hoje. E hoje vamos falar um pouquinho sobre essas diferenças.
Principais características do funcionário
Uma delas está no próprio termo funcionário, que além de formal, tem uma conotação de distanciamento hierárquico, com foco na execução de tarefas. O que desmotiva e limita a percepção de envolvimento no sucesso da empresa. Com isso, o de funcionário tende a focar mais na execução de funções específicas, obedecendo às ordens e diretrizes da empresa de forma mais mecânica.
Outra característica é que a relação entre os funcionários e a empresa tende a ser mais vertical, onde há uma distinção entre quem dá as ordens e quem as executa. Eu não quero que você pense que estou desmerecendo os funcionários e exaltando o colaborador. Não é isso! Minha proposta é provocar uma reflexão mais profunda. Com isso, você pode ver como uma simples palavra pode mudar todo cenário de uma empresa e na vida dos funcionários.
Apesar da evolução no mercado atual, o problema é que existem muitas empresas tradicionais, que não conseguem evoluir para esse modelo mais colaborativo e funcional. Neste caso ambos perdem! A empresa que não evolui, e os funcionários, que mesmo tendo potencial, ficam impedidos de colocar em prática seu talento para ajudar a empresa crescer.
Principais características do colaborador
As empresas que não apenas entendem, mas que investem em colaboradores, tem como resultado um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e colaborativo. Porque o conceito de colaboração não envolve um relacionamento vertical, entre patrão e empregado, mas de um time inteiro com o mesmo foco e objetivo.
O colaborador foca no trabalho em equipe. Na contribuição de cada um para os objetivos comuns da empresa, destacando o envolvimento e a responsabilidade compartilhada. Em vez de apenas executar ordens, o colaborador é incentivado a participar ativamente das decisões, compartilhar ideias e colaborar para o sucesso da organização.
Portanto, substituir “funcionário” por “colaborador” reflete uma mudança de mentalidade que vai melhorar tanto o clima organizacional quanto os resultados da empresa. Experimente!