Em uma de suas palestras recentemente pela PUCRS, no “curso de competências profissionais e tecnológicas para tempos de mudança” Leandro Karnal fala sobre as vantagens daqueles que se antecipam ao problema. Segundo ele existem 3 tipo de pessoas; os que ficam para para trás, os que acompanham e os que se antecipam. E hoje eu pergunto à você; em qual desses perfis você e sua empresa se enquadram?

Os que ficam para trás

Geralmente os que ficam para trás são pessimistas ou negacionistas, os que preferem fingir que nada está acontecendo. Eles fogem a realidade e fugir da realidade não seria o melhor caminho em uma situação em que estamos vivendo. Conheço diversos amigos que fecharam negócios, entraram em depressão ou até mesmo colocaram a culpa em tudo que poderiam colocar, mas todos, sem exceção, não pensaram sequer na possibilidade de repensar valores para que a mudança pudesse acontecer e com isso, perderam a oportunidade de crescimento a crise proporciona a todos.

Os que acompanham

Esses pelos menos se atualizam, diferente dos que desistiram e ficaram para trás. Eles entendem a real situação do momento e buscam informações para que possam estar atualizados e com isso se manter vivo no mercado. O problema é que os que apenas acompanham tendem a ‘copiar’ o que já foi feito por outras empresas ou pessoas, nesse momento perde-se algo de muito valioso no mundo dos negócios, a “identidade da empresa.” Não estou dizendo que se atualizar esteja errado ou que você está no caminho errado, mas, os que acompanham estão fadados apenas a ‘SOBREviver’, e os que se acostumam com isso, se posicionarão da mesma forma em toda crise que enfrentar.

Os que se antecipam

Além de atualizados, os que se antecipam ao problema são sempre os precursores do mercado. São eles os responsáveis por dizer como o mercado deve agir, são eles que criam as novas estratégias para cada situação nova que surge, são eles que tem a capacidade inovar e ser referência para outros empreendedores, qualidades que agregam muito valor ao seu negócio e tornam você sua empresa sempre INDISPENSÁVEIS para o mercado!

Resumindo

Aproveite bem o seu tempo, invista no conhecimento, interaja com outros empreendedores, inclusive de segmentos diferentes. O momento requer ‘adaptação e resiliência’, mas acima de tudo equilíbrio emocional. São essas as armas que temos para poder vencer cada etapa que ainda vai surgir em nossa vida e no mercado. Antecipe-se aos problemas!

Tags

| | | | | | | |