A importância de um time alinhado

A importância de um time alinhado

Normalmente a palavra time é utilizada para definir uma equipe empresarial, porque realmente o seu negócio deveria funcionar como um time. Isso memo! Não existe um outro exemplo mais objetivo de ilustrar o conceito de time, que não seja falando de futebol. Afinal de contas, um time de futebol é composto de pessoas com qualidades diferentes, estilos diferentes, que ocupam posições diferentes dentro do campo mas, que tem o mesmo objetivo; o de alcançar o objetivo, que é vencer.

E se você deseja que o seu negócio alcance metas e objetivos, é preciso entender e aceitar a importância de um time alinhado. Entender que alinhamento é sobre respeitar os limites e o ritmo de cada colaborador. Não somente isso mas, estar apto para encorajar e ajudar aqueles que tem mais dificuldade de adaptação.

E quais são os principais benefícios desse alinhamento?

Existem diversos benefícios que um time alinhado. O crescimento da empresa é um deles. Outro benefício é não perder o foco! O time alinhado, que entende claramente as metas da empresa e sabe como suas funções contribuem para alcançá-las, aumenta significamente a produtividade.

Uma comunicação eficiente, esse é outro benefício. O alinhamento reduz falhas e ruídos de comunicação, pois todos compartilham as mesmas informações e expectativas.

Agilidade nas Decisões. Um time alinhado pode tomar decisões mais rápidas e precisas, pois entende a estratégia e as prioridades da empresa. O colaborador está tão conectado com a empresa que não precisa mais de um uma ordem, a proatividade já faz parte do seu DNA.

Melhor Adaptação às Mudanças. Quando os colaboradores tem um entendimento comum da direção da empresa, a adaptação a mudanças estratégicas internas ou externas se tornam mais ágeis e eficazes, já que todos estão alinhados para o mesmo propósito.

E como fazer com que esse alinhamento seja efetivo?

Não existe uma fórmula mágica pra isso! Na verdade o que existe é, ter uma boa equipe de profissionais de marketing juntamente com o RH, para realizar um bom trabalho de endomarketing. O Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é um conjunto de ações que visam melhorar o ambiente de trabalho e engajar os colaboradores de uma empresa. Isso acontece de várias maneiras, como por exemplo: palestras, dinâmicas de grupo, reuniões periódicas e avaliações dos resultados.

Em outro tópico vamos explorar um pouco mais sobre o endomarketing e suas vantagens, podem me cobrar nas redes sociais. Enquanto isso não acontece, você que identificou a necessidade desse alinhamento em sua empresa, marque uma conversa com nossos profissionais. Basta acessar o menu “contato” e agendar seu horário.