O mercado competitivo tem tirado o sono de muitos empreendedores por aí. Para atender a crescente demanda por produtos e serviços, muitos empreendedores tem explorado a publicidade para se estar sempre a frente da concorrência. Além das mídias impressas, como flyer’s, folhetos, outdoor’s e anúncios em jornais e revistas, os empreendedores tem buscado na internet, a melhor forma de divulgação. O grande problema é que alguns, em meio ao desespero de querer estar em evidência, acabam fazendo essa publicidade de qualquer forma, com qualquer ferramenta, sem nenhuma base de pesquisa e com qualquer pessoa, o que na maioria das vezes acaba gerando frustração por conta de péssimos resultados.

Hoje eu queria deixar três dicas valiosas, que podem contribuir para que você tenha um melhor aproveitamento nas campanhas de marketing de sua empresa. Lembrando que essas dicas são, na realidade, dicas já experimentadas por mim e por alguns clientes, e que tem como objetivo auxiliar você no processo de construção do seu plano de marketing. Não estou dando a fórmula do sucesso pra você, até poque a fórmula do sucesso pode variar de um negócio para outro. Então vamos lá, vamos conhecer essas três dicas importantes que separei pra você

  • 1 Dica – Identificar o seu público alvo e a partir daí criar sua persona.

Primeiro para quem não sabe, persona, é um perfil fictício que tem como objetivo representar o cliente ideal de uma empresa. A persona é criada para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Quando tentamos descrever nosso público alvo fazemos mais ou menos assim: Mulheres entre 20 e 25 anos, sem formação superior, classe C, desempregadas e que precisam de um trabalho flexível para sustentar a casa. Ou seja, criamos um público genérico e com poucas informações que possam nos ajudar a compor uma estratégia de marketing. Mas agora vamos ver um exemplo de persona: Suzana, 33 anos, é gerente de logística de uma grande empresa. É solteira, com uma renda mensal de R$ 22.000. Mora em São Paulo e nos fins de semana gosta de viajar para o litoral. Percebeu a grande diferença? A persona é bem mais rica em detalhes e nos dá muito mais condições de criar nossas estratégias.

  • 2 Dica – Saber como os clientes encontram meu produto ou serviço.

O segundo passo importante para evitar o desperdício de dinheiro na hora de investir em publicidade é, saber exatamente de onde estão vindo nossos clientes. A escolha do canal ideal de marketing é algo ainda muito difícil para os empreendedores. A vontade de crescer e aumentar as receitas rapidamente, faz com que os empreendedores utilizem qualquer canal de comunicação para apresentar seus produtos ou serviços. O que é um grande erro!

Depois que descobrimos quem é nossa persona, como na dica 1, precisamos saber como eles nos encontraram, e isso é mais fácil do que imaginamos. Imagine que você esteja anunciando seus produtos ou serviços, simultâneamente através de panfletos, de um guia comercial regional e nas rádios locais. Sabendo disso, todo cliente que ligar ou entrar em seu estabelecimento, você faz aquela pergunta básica: “como ficou sabendo de nosso serviço ou produto?” Simples né?! Não existe outra fórmula mais eficaz de saber como os clientes encontram você, a não ser essa! Nela, além de saber de onde eles vieram, você consegue melhorar a comunicação do seu negócio e criar novas personas.

  • 3 Dica – Contrate um profissional qualificado para te ajudar

Quem nunca ouviu aquele ditado que diz: “Não dá pra chupar cana e assobiar ao mesmo tempo.” Pois é…o que mais podemos ver no mercado de hoje é empreendedores que ainda insistem nisso! As desculpas do tipo: Não tenho dinheiro pra investir nisso, meu sobrinho também faz isso, eu que faço o marketing da minha empresa, não tenho tempo agora pra ver essa parte do meu negócio, etc, são as que mais ouvimos de alguns de nossos clientes. O problema é que eles ainda não entenderam que o marketing da empresa é praticamente a base do negócio! É exatamente nele que vamos apresentar o produto ou serviço. Já parou para pensar quanto tempo e dinheiro você gasta quando vai a algum e encontro importante ou a uma entrevista de emprego? Muito né? Isso porque sua intenção é impressionar a pessoa que você vai encontrar! Mas não deveria ser assim com nosso negócio? E para cuidar dessa boa apresentação nada melhor do que um profissional para cuidar disso.

Existem muitas vantagens na hora de contratar um profissional para ser esse tipo de serviço, e vou citar algumas aqui.

A primeira vantagem é a habilidade de analisar dados e transformar em estratégias de marketing. Atualmente o marketing é 100% baseado em mensuração, ou seja, não adianta apenas “postar coisas”, como seu sobrinho ou amigo fazem por aí! Big Data, como chamamos, é todo esforço que os profissionais de marketing fazem para encontrar sentido nos mais variados tipos de dados que são coletados, depois, transformar isso em resultados positivos.

A segunda vantagemCapacidade de usar as ferramentas certas, da maneira certa e no momento certo. Atualmente existem centenas de ferramentas que auxiliam os profissionais de marketing, tanto no planejamento de uma boa estratégia, como na hora de comunicar os produtos ou serviços. E saber usar as ferramentas certas, na hora certa e da maneira certa, pode fazer muita diferença na hora de fechar um negócio.

Terceira e última vantagemEconomia de tempo para o dia a dia da empresa. Quando você tem um bom profissional de marketing cuidando da imagem de sua empresa, você tem mais tempo livre para estar a frente dos negócios, estreitando relacionamento com novos fornecedores, visitando ou ligando para os clientes, conversando com seu time de vendas.

Espero que essas dicas tenham contribuído para seu conhecimento e a partir de hoje, antes de centralizar todas as ações de sua empresa em você, reflita sobre a contratação de um bom profissional para cada função.

Tags

|