Você já se sentiu frustrado quando investe toda sua força e grana em um projeto e ele parece nem ter saído do lugar? Eu particularmente já perdi as contas de quantas estratégias de marketing usei desde que comecei a atuar na área. Tanto pra tentar alavancar meus produtos, quanto para assessorar clientes. Me frustrei, chorei, lamentei, pensei em desistir, confesso. Não ver êxito em nosso trabalho é algo que realmente nos causa um estado “brochante” na vida.


Mas uma coisa eu aprendi com todos os fracassos que colhi, a sempre tentar tirar algo de bom de cada situação! Por mais difícil que isso possa parecer, tirar algo de bom em uma circunstância contrário nos faz enxergar ainda mais além. Isso aconteceu comigo quando comecei a planejar o Guia Comercial Achei Paracambi antes do seu (re)lançamento. Dessa vez eu tinha mais convicção do público alvo do Guia, eu tinha uma visão melhor de planejamento do investimento e do tempo que levaria pra obter algum retorno. Ou seja, eu estava mais seguro. E foi essa segurança que me fez lançar o produto na hora certa, da maneira certa e para o público certo. Óbvio que ainda enfrento desafios, mas dessa vez esses desafios me fazem crescer ainda mais e a cada crescimento consigo enxergar mais longe.


Por isso eu digo pra você que já está quase jogando a toalha por achar que já investiu todo seu tempo e sua grana, pare! Pare e avalie com cuidado a situação real em que seu negócio está. Se for preciso aceite o fato de que errou, faça um novo planejamento e siga em frente. Experimente fazer esse planejamento tentando entender o seu publico alvo, saber o que eles pensam sobre seu produto, como eles gostariam que fosse, de que forma seus produtos ou serviços solucionam os problemas desses clientes. Depois disso planeje com cuidado o investimento no Marketing de sua empresa. Não confunda “saber mexer com mídias sociais,” com “fazer uma análise estratégica de marketing.” Vejo muitas pessoas literalmente jogando dinheiro fora achando que estão fazendo marketing. Pense bem! Esse dinheiro investido de forma correta pode trazer novas receitas e colocar seu negócio em outro patamar.

Tags

| |