“As vendas caíram, não estou conseguindo pagar meus fornecedores dentro do prazo, já usei todo limite do meu banco, meus produtos e serviços não estão mais atraentes como antes, e agora, o que faço? Vamos ter que cortar custos!”

Talvez você se identifique com alguma dessas queixas ou, com todas. Talvez você não seja o(a) único(a) que está passando por essa fase, acredite! Nesse momento acredito que você já deve ter começado uma lista de cortes e deixa eu advinhar, o Marketing provavelmente está no topo dessa lista! Acertei? A realidade é que grande parte dos empreendedores quando precisam conter despesas, não se preocupam com a diferença entre gasto e investimento.

Um dos principais fatores negativos do corte de investimentos no Marketing, principalmente em tempos de crise, é acabar se tornando menos visível para os clientes quando na realidade você mais precisa.

Mas eu já investi bastante em Marketing e não tenho retorno! Essa talvez também seja sua realidade.

Nesse caso fica uma dica bônus muito importante; Não basta apenas anunciar seus produtos e serviços! Atualmente temos diversos canais de comunicação que até cumprem o papel de divulgação, porém existem outros parâmetros que são ignorados pela maioria dos empreendedores e que são fundamentais quando o assunto é manter ou atrair novos clientes. Para ajudar você nesse momento ruim, separei três dicas de ouro que podem fazer muita diferença nos momentos de crise. Quer saber quais são as dicas?

1- Quem de fato é seu público alvo? Talvez você diga que já conhece seu público alvo, e eu acredito. Mas hoje não basta apenas conhecer, é preciso saber o que ele gosta e como gosta, quanto ele está disposto a pagar pelos seus serviços ou produtos. Invista em relacionamento! Ouça seus clientes, o que eles pensam sobre sua empresa, sobre seu atendimento, sobre seus produtos ou serviços, esteja disposto a mudar por eles, afinal de contas é para eles que sua empresa existe;

2- Seu produto ou serviço atende a necessidade dos seus clientes? Hoje a concorrência de produtos e serviços é muito acirrada. Existe uma guerra de preços, inúmeras marcas de produtos e uma enxurrada de informações repetidas que as vezes acabam causando uma confusão na cabeça dos consumidores. O que muitos empreendedores ainda não sabem é que o perfil dos consumidores mudou e muda a cada dia! Hoje, grande parte dos consumidores não querem apenas os produtos ou serviços, e sim o que eles podem proporcionar! Ou seja, eles querem solucionar seus problemas!

3- Atendimento diferenciado e Exclusivo, você tem? Quem não gosta de ser tratado de forma ESPECIAL? Quem não gosta de se sentir EXCLUSIVO? Se tem algo que é fundamental e básico para qualquer negócio, é o bom atendimento! E oferecer um bom atendimento não é apenas colocar um sorriso no rosto e ser educado, hoje os clientes querem mais! Conhecer pelo nome, saber o que o cliente gosta (lembre-se da primeira dica), solucionar problemas, oferecer novas soluções, manter pontualidade, bonificar os clientes assíduos, estar aberto para ouvir críticas e sugestões.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você e sua empresa a sobreviver a esses períodos de crise. Sabemos que não existe uma fórmula mágica, mas sabemos que um pouco de bom senso e autocrítica podem nos ajudar a rever conceitos e, com certeza, vai ajudar a nos manter vivos nesse mercado cada vez mais competitivo!

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